Suporte

Perguntas frequentes

1 Pontos principais

Nos conheça melhor

escrybe é uma plataforma para envio de cartas físicas pela internet.

Através do site (escrybe.com.br/enviar) o cliente pode solicitar o envio de cartas. Para quem possui um site, sistema ou aplicativo existe a possibilidade de integrá-lo a plataforma escrybe utilizando uma API. Veja mais sobre a API na página de documentação escrybe.com.br/documentacao.

Utilizamos os serviços dos Correios para fazer a logística de entrega das correspondências.

Você precisará fazer um cadastro em nosso site (escrybe.com.br/cadastro), adicionar créditos a sua conta, fornecer os dados de remetente e destinatário e um arquivo PDF com o conteúdo da sua carta.

2 Características das correspondências

Detalhes da nossa produção

As cartas são impressas em papel tamanho A4 (210 x 297 mm) 75gm/m² e inseridas em envelopes de acordo com a quantidade de páginas. Em correspondências de até 15 páginas, é utiilzado envelope ofício padrão com janela, as folhas são dobradas em 3 partes. Acima de 15 páginas, são inseridas sem dobras em envelopes tipo saco. As folhas não são grampeadas.

Os telegramas são impressos pela agência dos Correios mais próxima do endereço do destinatário.

As cartas devem ter no ao menos uma página e no máximo 100 páginas.

Os telegramas devem ter no ao menos uma página e no máximo 10 páginas. É considerado uma página a cada 2.245 caracteres.

As cartas impressas pela escrybe são compostas somente de papel de reflorestamento ou reciclado.

  • Carta simples: modo mais econômico.
  • Carta registrada: possui código de rastreio para saber quando a carta foi entregue ou se ela foi devolvida.
  • Carta registrada com AR: além do código de rastreio, esta modalidade possui também o aviso de recebimento, que é um documento assinado pelo destinatário e enviado de volta para o remetente, comprovando a entrega da correspondência.
  • Entrega em mãos (ou Mão Própria - MP): este é um serviço adicional que pode ser utilizado junto das modalidades "Registrada" e "Registrada com AR". Com este serviço, a correspondência só será entregue para o destinatário cujo nome está descrito no campo "Nome do destinatário", não podendo ser assinado por terceiros.
  • Telegrama: forma mais rápida de envio, em alguns casos entregue até no mesmo dia da postagem. Ideal para mensagens mais curtas e urgentes. Possui a opão 'cópia ao remetente' onde a pessoa que envia mensagem recebe uma cópia idêntica da mensagem enviada ao destinatário. A opção 'confirmação de entrega' entrega ao remetente um comprovante assinado pelo destinatário. O telegrama é ideal para provar que uma mensagem simples foi entregue. Outra opção é a telegrama 'pré-datado' onde se define uma data exata em que a mensagem será entregue.
  • Preços de cada modalidade

O conteúdo da sua carta deve ser enviado em arquivo formato PDF.

Crie seu conteúdo em qualquer editor de texto ou imagem e exporte-o para o formato PDF. O tamanho da folha deve ser A4. Se seu arquivo possui folhas de tamanhos que não sejam A4, o conteúdo será enquadrado nesse tamanho automaticamente pelo nosso sistema para impressão.

É importante observar que a impressão possui bordas de até 1cm em todos os lados do papel, por isso recomendamos que o conteúdo da carta não possua fundo colorido (chapado), pois irá ressaltar a existência da borda branca.

Caso opte pela modalidade de envio Telegrama, o conteúdo deve ser digitado ou "colado" no campo Mensagem durante o envio.

O texto não deve conter caracteres especiais nem emojis. Dica: substitua emojis por símbolos alfanuméricos como :) ou :-P.

3 Processo de envio

Como os pedidos são processados

São 4 etapas:

  • 1ª - criação da solicitação: após criar o pedido no sistema, seu pedido será inserido com o estado "Processando". Neste momento, o sistema analisará sua carta e se você possui créditos suficientes em sua conta.
  • 2ª - análise de créditos: havendo créditos na conta, o pedido será alterado para o estado "Em produção", onde será impresso e envelopado em nossa central de envios. Caso não haja saldo em sua conta, o estado será alterado para "Créditos insuficientes". Neste caso, o sistema fará a verificação novamente de tempos em tempos até existirem créditos suficientes e mudará o estado para "Em produção" automaticamente. Você pode alterar este comportamento na sua página de configurações (escrybe.com.br/config) para que pedidos no estado "Créditos insuficientes" só sejam processados manualmente.
  • 3ª - impressão (para cartas): o seu pedido será então impresso, etiquetado e envelopado pela equipe escrybe e o pedido terá seu estado alterado para "Impresso".

    ou

    3ª - integração com Correios (para telegramas): a plataforma escrybe irá inserir o pedido do telegrama no sistema dos Correios de forma automática.
  • 4ª - postagem: após a produção, seu pedido será enviado para postagem nos Correios e mudará para o estado para "Postado".
  • 5ª - código de rastreio: se o pedido foi enviado com modalidade "Carta registrada" ou "Carta registrada com AR" ou "Telegrama", será informado o código de rastreio que pode ser consultado na página Pedidos (escrybe.com.br/pedidos).

    Na modalidade "Telegrama" o código de rastreio será informado no mesmo dia da postagem. Nas outras modalidades pode demorar até 24h.

A correspondência será devolvida ao remetente informado na criação do pedido. Não nos responsabilizamos por devoluções.

4 Requisitos mínimos e uso de dados

Adequados a LGPD

O serviço pode ser utilizado a partir de qualquer computador, celular ou tablet que utilize os navegadores mais modernos, recomendamos o uso do Google Chrome ou Mozilla Firefox.

Para criar um cadastro na plataforma escrybe, será necessário apenas o nome e um e-mail válido. Após ter o cadastro ativo, será necessário completar seus dados para poder inserir créditos através de boleto bancário e cartão de crédito. O cadastro completo consiste em: nome completo (pessoas físicas) ou razão social (pessoas jurídicas), CPF ou CNPJ e endereço completo.

O uso dos seus dados tem como propósito: registro dos métodos de pagamento, emissão de notas fiscais e controle interno. Seus dados nunca serão compartilhados sem seu consentimento e estão protegidos em sistema criptografado. Mais informações sobre como usamos seus dados podem ser encontrados em nossas políticas de privacidade (escrybe.com.br/politica-de-privacidade).

5 Adicionando créditos a minha conta

Passo a passo de como adicionar créditos em sua conta

Você poderá adicionar créditos a sua conta utilizando PIX, boleto bancário, cartão de crédito ou se possuir um código de cupom fornecido pela escrybe.

O boleto pode ser pago via internet banking, pelo aplicativo do seu banco, qualquer agência bancária, casa lotérica, ou parceiro bancário (consulte com seu banco quais são os parceiros). Você pode também utilizar os diversos aplicativos de pagamento disponíveis hoje no mercado.

São aceitas as bandeiras Visa, Mastercard, American Express e Diners Club.

  • 1º - faça login na plataforma escrybe.
  • 2º - caso não tenha preenchido seus dados completos ainda, acesse a página Minhas informações. Preencha seu nome completo ou razão social, CPF ou CNPJ e endereço completo.
  • 3º - acesse a página Minha conta e escolha a forma de pagamento seguindo as instruções da página
    Ao utilizar cartão de crédito, seu saldo será atualizado imediatamente ao ter a compra aprovada pela sua operadora. Para boletos bancários, o prazo de confirmação de pagamento geralmente leva de 24 a 48h úteis após o pagamento, podendo acontecer antes. Ao receber a confirmação de pagamento, o saldo será liberado na sua conta automaticamente. Os boletos emitidos podem ser consultados e baixados no final desta mesma página. O método de pagamento PIX ou QR CODE PIX disponibiliza seu crédito alguns minutos após o pagamento ser efetuado.
  • 1º - faça login na plataforma escrybe.
  • 2º - caso não tenha preenchido seus dados completos ainda, acesse a página Minhas informações. Preencha seu nome completo ou razão social, CPF ou CNPJ e endereço completo.
  • 3º - acesse a página Minha conta e escolha a forma de pagamento seguindo as instruções da página
    Ao utilizar cartão de crédito, seu saldo será atualizado imediatamente ao ter a compra aprovada pela sua operadora. Para boletos bancários, o prazo de confirmação de pagamento geralmente leva de 24 a 48h úteis após o pagamento, podendo acontecer antes. Ao receber a confirmação de pagamento, o saldo será liberado na sua conta automaticamente. Os boletos emitidos podem ser consultados e baixados no final desta mesma página. O método de pagamento PIX ou QR CODE PIX disponibiliza seu crédito alguns minutos após o pagamento ser efetuado.

Também pela página Minha conta, é possível acessar um extrato detalhado da sua conta, onde serão exibidos todos os créditos adicionados e debitados. No final da página, escolha qual mês deseja visualizar.

6 Criando uma conta e solicitando novos pedidos

Crie uma conta e envie cartas

  • 1º - aceesse a página Cadastro.
  • 2º - preencha seu nome, e-mail e uma senha de sua escolha.
  • 3º - acesse a mensagem enviada para seu e-mail e clique no link de ativação. Obs: caso não tenha recebido o e-mail, verifique sua caixa de spam. Se mesmo após 5 minutos não ter recebido nada, acesse a página Recuperar senha, preencha seu e-mail e você receberá outra mensagem para ativação. Caso o problema persista, entre em contato conosco.
  • 4º - após clicar no link de ativação enviado por e-mail, seu cadastro estará ativo e finalizado.
  • 1º - faça login na plataforma escrybe.
  • 2º - na página inicial da plataforma, navegue até a caixa "Enviar nova carta", ou clique no botão Nova carta, localizado no topo do menu lateral.
  • 3º - siga as instruções na tela, inserindo os dados de destinatário e remetente e ao final escolha a modalidade de envio e o arquivo PDF com o conteúdo da carta.
  • 4º - após ter finalizado o pedido, navegue até a página Minha Conta e verifique se o saldo disponível é suficiente para processar as cartas pendentes.

Ao criar uma novo envio, você deve digitar os dados de cada destinatário que irá receber a correspondência. Para facilitar este processo você pode utilizar uma planilha com os dados dos destinatários, dessa forma é muito mais fácil e rápido fazer disparos de grandes volumes.
Baixe uma planilha pronta, apague o conteúdo e insira seus próprios dados: Download planilha exemplo (Obs: ao abrir o arquivo de exemplo, clique no botão "Habilitar Edição", caso necessário.)

Se preferir, crie sua própria planilha seguindo os passos abaixo:

  • 1º - crie um novo arquivo em branco no seu editor de planilhas de preferência, podendo ser qualquer um que salve o arquivo em .XLSX, por exemplo: Microsoft Excel, Google Spreadsheets, Only Office, entre outros.
  • 2º - insira os dados de cada destinatário, sendo um por linha, na seguinte ordem de colunas: nome do destinatário, endereço (nome do logradouro), número da casa ou prédio (se não tiver digite S/N), bairro e complemento (apartamento, sala, conjunto, nome do prédio), CEP válido com oito digitos (apenas números), cidade, estado, país. veja a imagem abaixo com um exemplo.

  • 3º - este passo não é obrigatório, mas é recomendado. Verifique se na coluna E (onde estarão os CEPs) todos os CEPS contém 8 dígitos. Por padrão, o seu programa de planilhas pode esconder os dígitos "zero" do lado esquerdo. Para corrigir isso, clique com botão direito no nome da coluna "E", depois em "Formatar células...". Na janela que se abrirá, selecione a categoria "Personalizado" e digite oito "zeros" consecutivos no campo "Tipo". Clique "Ok". Esses passos foram feitos no Microsoft Excel, mas deve ocorrer de forma similar em outros softwares. Veja as imagens abaixo:

  • 4º - salve o arquivo como Microsoft Excel (.XLSX) e faça a importação na página nova carta.

Contato

Dúvidas, problemas e sugestões

Se ainda assim houver problemas ou sugestões, entre contato através do e-mail [email protected]